Se em 2010 uma vaga de energia completamente diferente começava a impor-se no panorama do hip-hop nacional, vinda do Algarve, 2014 anuncia o regresso do nome que ficou conhecido de norte a sul do país. Tribruto. Três pessoas, brutas como tudo. Tribruto.
"Chavascal" é o nome da segunda edição física deste grupo algarvio, composto por dois MCs e um DJ/Produtor: RealPunch - o gajo da Liga Knock Out, e Kristóman - o sósia do Mário Soares, regressam com rimas mais fortes e aguçadas. Gijoe não é punchliner mas promete trazer batidas de deixar os dentes a abanar, capazes de transformar cada tema num desafio, tanto para os artistas, como para os ouvintes que terão sempre muitas linhas para decifrar.
Ninguém aqui tem problemas em sujar as mãos: desde o Kristóman em modo entertainer com todo o tipo de flow imaginável, RealPunch com os seus trocadilhos e punchlines acérrimas, até ao Gijoe (aka Sickonce), que seja nos pratos ou na produção, orquestra todo o processo de Tribruto para que o "Chavascal" seja descontrolado.
Com história e projetos a solo, uniram forças em 2010. Já contam com dois EPs ("Tribruto" - 2010 e "Remixes" - 2013), um álbum ("Algazarra" - 2010), uma mixtape ("Moços Marafados" - 2011) e um álbum de instrumentais ("Algazarra Instrumental" - 2012) na sua discografia, entre diversas actuações em vários pontos do país.
Parte da célula Kimahera, este trio sabe agitar como poucos, tendo do hip-hop o entendimento certo - cada música é um espaço de invenção, onde as rimas são forçadas a fazer ginástica, onde os flows inventam curvas impossíveis e onde a batida sustenta tudo.
"Chavascal" é o regresso ao ativo para um segundo ambicioso álbum, gravado mais uma vez no Reino dos Algarves. Com participações de peso (Mr. U, Valete, Sam The Kid, MGDRV, Fuse, David Cruz, Mariana Norton, Ed Hoster, Mundo, Capicua e Reflect), o novo álbum tem capacidade e promete superar o bom nível do "Algazarra".
Uma coisa é certa: é provável que 2014 fique marcado pela confusão que os Tribruto estão prontos a causar. Repito: Tribruto. Com R, claro.
TRIBRUTO, 2014.
Alinhamento
Produção: Sickonce
Co-Produção: na faixa 11 de Apache (MGDRV)
Arranjos adicionais: nas faixas 05, 07, 08, 09, 16 de Ed Hoster (Edgar Valente) e na faixa 08 de Fabricio Amaya (Guitarra Jazz)
Scratch: Gijoe
Textos: Tribruto e respectivos intérpretes
Gravação: Sickonce @ Kimahera à excepção das participações nas faixas 01, 09, 11, 12 e 15
Mistura: Pedro Pinto e Sickonce @ Kimahera
Masterização: Pedro Pinto @ Kimahera
Fotografia: Sickonce e Camille Leon
Encarregado de obras públicas: Samuel Simões
Vídeos de relacionados
Notícias relacionadas
TRIBRUTO em entrevista ao Rimas e Batidas de Rui Miguel (...)
"Os Tribruto estão de volta aos álbuns, desta vez (...)
Se em 2010 uma vaga de energia completamente diferente (...)
Está revelado o título do próximo álbum dos Tribruto: (...)