EP Unplugged Dino D'Santiago "O crioulo Crooner"
Lisboa afirma-se cada vez mais como o epicentro dos movimentos na nova música contemporânea. Desta vez, faz renascer o "Crooning" através da voz crioula de Dino D'Santiago.
Género esse que teve os seus tempos áureos dos anos 20 até finais da década de 60, eternizado nas vozes de Nat King Cole, Frank Sinatra, Dean Martin ou Bing Crosby.
Contrariando a enorme ascensão da música eletrónica, o músico de raízes Caboverdeanas, nascido em Quarteira, funde elegantemente a criolidade do Batuku e Funana, ao universo do Jazz & Blues.
Inspirado nos sons étnicos das ruas de Lisboa, Luanda, São Paulo e Santiago, o "crooner" apresenta-nos um EP Unplugged, bastante despido, com uma sonoridade crua e suja, onde o ritmo eletrizante do Batuku contrasta com as composições em Funana-lento e coladeiras que nos fazem viajar nas águas mais profundas do Atlântico.
O Músico apresenta-se com um trio de peso, a que apelida de "Dream Team", ao lado dos inconfundíveis Miroca Paris e Tuniko Goulart. Tem também como convidado especial o trompetista Gileno Santana, fazendo este casamento perfeito dos novos sons lusófonos com o Ethno Jazz.
Depois do seu primeiro álbum "Eva" o ter levado a pisar vários palcos da cena Mundial, como o mítico Summer Stage Festival em New York, Coreia do Sul, Brasil, Angola, Cabo Verde, Alemanha, Holanda e França, chegou a vez de escutarmos em primeira mão a verdade de Dino D'Santiago.
2016
Dino D'Santiago - Lead & additional vocals
Tuniko Goulart - Guitar
Miroca Paris - Percussions
Elísio & Lígia Pereira - Background vocals
Gileno Santana - Trompet
Khaly Angel - Piano
Record, mix and master - Tuniko Goulart
All songs written by Claudino Pereira except Monti Graciosa (Vadú) and What a wonderful world (Louis Armstrong)
Photo - by Guiné
Digital art - Rúben Botelho
Graphic design - Sickonce
Digital distribution - Kimahera
Notícias relacionadas
Depois de conquistar o universo da World Music com (...)