Entrevista com Gijoe @ Reality Check

Sou Rafael, de Portimão, seguidor de hiphop já há volta de 15 anos, arquitecto de profissão, dj e produtor...
Entrevista com Gijoe @ Reality CheckDiz quem és para quem não te conhece.
Sou Rafael, de Portimão, seguidor de hiphop já há volta de 15 anos, arquitecto de profissão, dj e produtor do grupo dgpg (dúvida geradora de um pensamento gerador) e de outros projectos que acompanho do Algarve e não só.

Como começaste?
Comecei por ouvir sons lá de fora, que arranjava em filmes de patins e cds de pessoal, depois, cenas que se mandava vir, que batiam na altura, outras menos conhecidas, e mais tarde começou o consumo das mixtapes e "primeiros" portugueses. Mais tarde (1999) lá arranjei fundos para investir nos primeiros pratos e mesa de mistura, comecei a gastar o que arranjava em vinil, produzir umas cenas no pc, e gravar uns sons com o ppl que nos rodeavam (dgpg). Depois foi natural... Sempre a fazer som sem stress, só porque curtia e sentia.

Que influências tens?
Ouvia muito cenas lá de fora, Cypress hill, wu, beatnuts, a tribe called quest, sublime, pharcyde, mos def, dialated, gangstarr, shadow, meth, last emp, mop, morcheeba, wyclef, swollen members, tommy tee, zack de la rocha, krs, epmd e a nivel de djs e produção, muito x-ecutioners, beat junkies, pete rock, shadow, premier, babu, por ai... e claro as cenas portuguesas que havia, mixtapes, primeiros álbuns e maquetes, kilu... kilu acho que é uma referência no meu campo.

Que projectos tens?
Cenas na editora Kimahera principalmente, como por exemplo: Mixtape de Kahestiga, Mixtape de WTR, Palavra de Músico e outros projectos Kimahera como APC, Perigo Público, Reflect, Dino e RealPunch.

O que já meteste cá fora?
Editados tenho a mixtape "Música de Palavra" de 2005 e o álbum "Gijoe e Spell - Duelo Mental" de 2007. Além disso tenho participações em mixtapes, maquetes e álbuns como produtor e/ou dj, por exemplo: Álbum "Só Kompreende Kem Sente" do Spell, Compilação "Beats e Rimas" da Chocolate Bars, Álbum "Visão periférica" do Royalistick, Mixtape "Mental Pesado", Compilação "Esclarecimento" do Raze, Beatology VOL.III do Raze, Álbum "Banda sonora" do Twism, Mixtape "De Norte A Sul Do País", Álbum "Focus 360º" do Praso, Compilação "James Brown - The King Of Soul", Compilação "Choque Frontal", Maquete "Carapuças" do Real Punch, que me lembre... e depois maquetes soltas, não dá para parar...

O que achas do desenvolvimento do hiphop tuga?
Tem bases fortes construídas, mas também alguns problemas que são normais quando algo se torna popular e chega a tanta gente. É normal que aconteça no hiphop porque é algo com que muita gente se identifica e como não é nenhuma música de elites, toda a gente pode rimar na rua, fazer beatbox, fazer uma batida com as mãos numa mesa para alguém rimar, gravar para K7, riscar uns vinis lá de casa. Depois só se trata de hiphop quando é feito por quem tem o feeling e algum know how da cena, ou seja, é preciso depois passar para o patamar de saber o que se anda a fazer, estabelecer a tua linha e o teu caminho. Há bué caminhos a seguir, só é preciso assumir o caminho que queres levar e respeitar os outros desde que eles te respeitem a ti também, claro, e já agora não andem a estragar o que tanta gente andou a construir antes de mim com músicas que não têm nada para retirar de lá... Isso deve-se muito à parte "comercial", de vendas mesmo, em que aparecem os abutres para aproveitar o que os outros andaram a preparar. Só tens de nos manter na nossa com a nossa música e quem se identificar, bacano, evoluindo sem nunca esquecer as bases que me fizeram gostar de hiphop.

Diz-nos o nome de um artista nacional ou internacional com quem gostarias de trabalhar.
Nacional, todos os que eu sigo os trabalhos. Vou concretizar grande parte desse desejo na minha próxima mixtape "Palavra de Músico". Quem não der para trabalhar, pois fica na lista dos desejos, mas também não é algo que eu pense muito, já trabalhei com pessoal que está a minha volta, que são BOMBAS! haha Internacional... epá tanta gente, mas se calhar o Tonedeff como mc.

Onde podemos encontrar trabalhos teus?
O álbum Duelo Mental com o Spell está pelas Fnacs, ou www.kimahera.com, onde em breve vai haver uma actualização do site e vai haver parte dos artistas da editora com bué maquetes e extras, de resto nos sítios do costume onde se arranjam ou sacam os cds que falei à bocado, ou em: www.myspace.com/sickonce onde podem também seguir as datas dos concertos que vamos tendo e lá sim podem seguir o que nós andamos a fazer, da forma mais rough! Live! Apareçam nos concertos, principalmente os mais pequenos que normalmente são de people que anda a começar e aparecem grandes bombas! Só uma cena, obrigado pelo apoio, obrigado pelas questões que colocaste, força ai para cima, que é assim que isto vai lá! Big up.

Retirado de: Reality Check

  Ver mais informação

the capo @ 08 Novembro 2007 (Qui) - 16:00