Fr33world entrevista Reflect

Reflect vem de reflexão, reflectir. Sou uma pessoa pensativa e acho que o nome faz todo o sentido para o tipo de faixas que entrego.
Fr33world entrevista ReflectFr33world: Qual a origem do teu pseudónimo?
Reflect: Reflect vem de reflexão, reflectir. Sou uma pessoa pensativa e acho que o nome faz todo o sentido para o tipo de faixas que entrego.

Fr33World: Muita gente aguarda por um novo videoclip teu. Vais dar-nos o prazer de ver um novo vídeo em breve?
Reflect: Clip só quando houver álbum, até lá não faz sentido. Com o novo site da Kimahera vamos disponibilizando alguns vídeos e podem manter-se actualizados por lá.

Fr33world: Quando começaste a rimar?
Reflect: A primeira tentativa de letra é datada de 2002.

Fr33world: Tens alguns concertos programados?
Reflect: Por agora, devido a andarmos a preparar novos projectos, não vamos ter muitas aparições ao vivo. Depois dos trabalhos editados vamos preparar concertos e voltar à carga.

Fr33world: Quais as tuas principais influências?
Reflect: A música com a qual me identifico seja que estilo for. Ouço muita música portuguesa e é daí que vem a maior percentagem de inspiração.

Fr33World: Já tens com certeza um grande número de letras. Qual foi a letra que te levou mais tempo a escrever? Qual aquela que foi mais difícil para ti escrever?
Reflect: Não tenho por hábito escrever e normalmente é o instrumental que me empurra para a escrita. Quando o processo se desenrola desta forma não é difícil porque a motivação está toda lá e a letra sai naturalmente. Aproveito os "tempos mortos" de cada dia para ir fazendo a minha reflexão e muitas vezes já tenho uma base estruturada na cabeça quando a "passo para o papel". Melodrama talvez tenha sido das mais demoradas e complicadas até à data.

Fr33World: Agora que já tens alguma experiencia no hip-hop, como olhas para o teu 1º som e para a tua 1ª letra?
Reflect: Olho sabendo que com a idade e condições que tinha, fiz o melhor que poderia ter feito. Em todas as faixas e letras que fiz até hoje esta lógica repete-se. Se amanhã não fizer melhor do que ontem então dedico-me a outra coisa qualquer.

Fr33world: Quanto a álbuns, quando irá sair um álbum do Reflect e um álbum dos Evolusom?
Reflect: Para álbum meu a solo não há data prevista, mas obviamente que ando a pensar nisso. A única certeza é que quando tiver feito, aparece. Em relação a Evolusom, cada um de nós anda empenhado nos seus projectos a solo e em paralelo no projecto Bairrismundo que conta com participação de todos os membros de Evolusom. Se tudo correr como previsto, Bairrismundo chega às lojas este ano ainda.

Fr33world: Qual o teu papel numa das melhores editoras do pais, a Kimahera?
Reflect: Fico feliz por as pessoas confiarem no nosso trabalho, tendo plena consciência de que ainda há muito para fazer (todos começam por algum lado, certo?). Com mais ou menos ajuda, faço toda a gestão em termos de estúdio e, como tenho formação a nível de som, é minha responsabilidade a maior parte dos trabalhos que são cá gravados. Vejam a Kimahera como um espaço onde os artistas têm condições para trabalhar. O meu papel é assegurar a entrega desse trabalho com a melhor qualidade possível.

Fr33World: Actualmente Kimahera é sinónimo de boa qualidade. Essa posição é para manter ou vão passar a abranger mais quantidade e menos quantidade?
Reflect: Apesar de jovem, a Kimahera conta com um leque de artistas variado e com capacidade para realizar bons projectos. A Kimahera é o somatório do trabalho de toda a nossa equipa. Se eu em vez de 15 tiver 30 artistas com qualidade, qual é o stress? Quantidade sim, se a qualidade a acompanhar.

Fr33world: São notórias as tuas variações de flow dentro do mesmo som. Isso é para evitar que o som fique monótono ou tem a ver com forma de expressão?
Reflect: Tem a ver com a interpretação que faço do instrumental. Se eu encontro x formas de encaixar no beat, tento usá-las a meu favor. Também tem muito a ver com a sensação que quero causar ao ouvinte. Às vezes é bom variar para realçar um ou outro verso.

Fr33world: Como classificas o rap algarvio em relação ao restante rap tuga?
Reflect: Não consigo fazer esse tipo de distinção. Acho que ninguém ouve música por ser de uma ou outra zona. As pessoas ouvem aquilo que gostam, independentemente desse tipo de variáveis. O que posso dizer é que há gente a fazer boa música em todo o país.

Fr33world: Qual o som que sentes que foi a rampa de lançamento para o teu reconhecimento na tuga?
Reflect: Se amanhã.

Fr33world: Tendo em conta que esta entrevista foi feita para um fórum, na tua opinião, qual a importância de fóruns de hip-hop como o fr33world no hip-hop tuga?
Reflect: Penso que é importante haver espaços onde as pessoas possam trocar ideias. Estamos sempre a aprender uns com os outros. Se esse "opinar" for feito com respeito mútuo e as críticas tiverem fundamento, todos ganham com isso e a evolução agradece.

  Ver mais informação

Fr33Man @ 17 Novembro 2007 (Sáb) - 16:00

Artistas Relacionados

Reflect

Reflect

MC