Último acto já à venda

Tão intimista que quase intimida.
Último acto já à vendaReflect, filho de Armação de Pêra e fundador da editora algarvia Kimahera, não é nenhum estranho à música. Apesar de ter saído vencedor na categoria Hip Hop do concurso "Alarga a tua vida - Alcatel REC2" com o tema "Se Amanhã", foi em 2007 que se estreou em cd, na primeira edição da Kimahera, o "Duelo Mental" de Gijoe e Spell, tendo desde então pisado palcos um pouco por todo o país com o seu grupo Evolusom e emprestado a voz a vários projectos, desde compilações a mixtapes.

Sem pressas, com todo o tempo e maturidade que um álbum exige, foi em 2008 que Reflect se deu por satisfeito e anunciou o lançamento do seu tão aguardado primeiro registo a solo, "Último acto". é o resultado de muitas horas, muita dedicação e sobretudo, muito amor à música.

"Último acto" é, por isso mesmo, um tributo. Não se deixa prender por estilos, rótulos ou públicos-alvo, pelo contrário, todo ele se constrói em torno da essência do processo musical, o próprio artista. Fazer música é um acto tão pessoal para Reflect que carregar no Play deste seu primeiro trabalho é uma viagem estonteante pelo seu espírito.

Tão intimista que quase intimida.

O "Último acto" invade. Invade pela determinação, pela intrínseca força de espírito do músico, mais que o rapper, mais que o produtor, mais que o autor. Reflect é um humano que não vive sem música, ele vive a música e isso traduz-se num álbum tão coeso como uma muralha: firme, cheia de histórias para contar e com uma força inabalável.

Este ambiente sublime, sem dúvida raro nas produções nacionais, é uma combinação de versos que oscilam entre o autobiográfico e o insurrecto e que marcam o ouvinte indelevelmente. Para isso contribuem as produções inconfundíveis de Gijoe, Mek0, Dezze e como não poderia deixar de ser, o próprio Reflect. Na área dos beats, contribuem ainda Spell, Kahestiga e Rayman C, enquanto o scratch fica a cargo do incansável Gijoe.

Nas rimas, Reflect não podia ter escolhido melhores MCs para partilhar o microfone. Desde a poesia profunda de Spell, as rimas intensas de RealPunch e o choque de realidade do colectivo Evolusom até à voz quente de Dino, Reflect preencheu cada faixa com talentos que acima de tudo, complementam o seu.

"Último acto", o segundo registo da Kimahera, está ao alcance de ouvidos exigentes a partir de Abril.

Para Reflect, não é o fim, mas sim o início. Para vocês, fica a tarefa de escrever o resto desta história.

Joana Nicolau @ 20 Abril 2008 (Dom) - 17:00

Edições relacionadas

Reflect - Último acto