5 Dicas para Vocalistas em Estúdio

Aqui ficam algumas dicas para quando estiveres em estúdio!
5 Dicas para Vocalistas em Estúdio
1. Aquecer a voz

O aquecimento é essencial para gravar voz em estúdio. Uma das melhores maneiras de praticar o aquecimento é cantar escalas, percorrendo todo o teu alcance vocal de uma forma suave.
Nunca cantes sem aquecer, especialmente se for a sessão da manhã. Esse esforço pode afetar a tua voz drasticamente, ao ponto de causar danos nas tuas cordas vocais.
Sempre que puderes bebe água morna durante a sessão e na Kimahera temos vários chás disponíveis para ti!


2. Ter uma atitude positiva

Pode parecer clichê, mas a segunda dica para utilizares o teu potencial ao máximo é mesmo trazeres uma atitude positiva para o estúdio! Essa postura vai ajudar-te a relaxar e a entrar no estado de espírito correto para dares o teu melhor como artista. A única maneira de conseguires isso é estando confortável com as pessoas ao pé de ti, colaborando com quem estiver a trabalhar contigo. Estamos cá para te ajudar a dar a melhor forma possível às tuas ideias, puxando sempre por ti!


3. Trabalhar com o Produtor

A comunicação é um dos pontos mais importantes no momento da gravação, desde o aspeto técnico ao criativo. É importante teres uma ideia (referência) do que pretendes para a tua música e que comuniques com o Produtor para que, em conjunto, consigam chegar ao melhor resultado possível no tempo disponível.


4. Preservar a emoção

Para obter os melhores takes, muitas vezes os cantores têm de repetir a mesma frase várias vezes. Nesse processo, o cantor pode perder a ligação com a letra ou com a emoção que a música pretende transmitir. Um take tecnicamente bem executado não é um bom take se lhe faltar sentimento.
Mantém sempre presente o estado emocional que te fez criar algo que te trouxe a estúdio.


5. Confiar no teu instinto

Precisas de confiar no teu instinto como artista se realmente queres entregar o teu máximo. Se sentires que ainda não deste o teu melhor, tenta outra vez. Repetir um take demora segundos, mas ouvir algo que não te preenche demora a vida toda. Por isso, escolhe com certeza aquilo que é a melhor representação de ti e nós estamos cá para te ajudar a decidir!


Não podíamos deixar de partilhar contigo estas dicas (inspiradas neste artigo, adaptadas por Pedro Pinto e João Barroso).
Esperamos continuar a merecer a tua confiança e se quiseres marcar a tua próxima sessão na Kimahera, fala connosco. Muita música e até já!
 
MARCAR ESTÚDIO

Pedro Pinto @ 22 Abril 2019 (Seg) - 10:00