1. Quando e como te interessaste pelo Hip-Hop Português?
Ouvia cenas de hip-hop brasileiro, alguma coisa do português mas a maioria eram cenas americanas que me chegavam por filmes de patins, ou que ouvia com pessoal. De repente andava em lojas de CDS a pedir mais álbuns de artistas em que o trabalho não vinha para cá, ou mesmo artistas que ninguém conhecia cá e eu tinha tirado um nome de algum sítio ou vinha numa participação de um álbum. Entretanto comecei a interessar-me por cenas mais underground e ao mesmo tempo começaram a chegar-me e ao grupo de pessoal com que eu costumava estar, alguns trabalhos portugueses, mixtapes e fui seguindo com bué interesse.
2. Qual foi o projecto ou os projectos que mais gostaste de fazer?
A mixtape "Música de Palavra" tem aquele gosto especial de primeiro trabalho, já vinha a fazer cenas e a produzir há uns anos, mas ali é que arrancou! Depois os que marcaram mais, foram o "Gijoe e Spell - Duelo Mental" pela forma como estruturei o primeiro disco de princípio ao fim, com beats meus, todo o ambiente, e discos que participei e que levamos para os palcos "Banda Sonora" do Twism, o "Último Acto" do Reflect e mixtapes... curto fazer mixtapes com bons Mcs, mas com conceitos bacanos por trás. Ah! E a cena do calendário! Foi muito fixe porque foi uma cena instrumental que queria fazer e ficou com um conceito que me deu gozo, o ano todo a desenvolver.
3. O que podemos esperar em termos de produção ou como DJ para este ano?
Vou produzir o novo álbum dos Metallica e fazer scratch no novo álbum dos Tokio Hotel. Além disso é só cenas como a minha nova mixtape (chama-se mixtape porque é mixada por mim e tem scratch, senão era uma compilação. Mas os sons são todos originais e beats todos meus) "Palavra de Músico", vai sair o álbum de Tribruto (Gijoe + Kristo + RealPunch) e arrasar os palcos com estes 2 madafokas, vem também um disco mais downtempo, trip-hop que é um projecto de um grupo deep:her (Gijoe + emmy curl) www.myspace.com/deepherproject depois é capaz de vir praí um projecto com o Nerve e participações e mixtapes... não pára!
4. Para quando o lançamento do álbum "Palavra de Músico" e que participações devemos esperar?
Boa pergunta... Quando tiver pronta, está a ser feita há 4 anos (produção) e há 2 (Mcs).
Vai ter bué participações mesmo! Malta com que tenho tido a sorte de trabalhar, ou de partilhar palcos. É mesmo o tipo de trabalho que gosto de fazer, com calma, sem stresses, com as oportunidades e pessoal fixe, fazer boas faixas, sem ser para agradar ninguém. Está muita gente (mais de 50...) do Algarve ao Porto, nomes bem conhecidos, outros que vão ser conhecidos, malta que andava desaparecida mas que me influenciou a mim e que respeito imenso, malta da Kimahera em peso, claro... Era injusto estar a pôr aqui um ou outro nome, mas como não falta muito tempo... depois vocês ouvem! Vão passando em www.myspace.com/sickonce que tá sempre actual!
5. Que Achas do estado do Hip-hop Nacional achas que esta a ir por um bom caminho ou já estivemos numa situação Melhor?
Tá bom! O Hip-hop tá muito bom, o Hip-Pop é que é mais complexo... porque tá por um lado a dar oportunidades a algum pessoal, a iludir muito outro pessoal e em muitos casos a queimar muito rapidamente o bom trabalho de base que demorou tantos anos a estruturar, pela nossa velha guarda. Há velha escola a voltar em força, renascidos, há nova escola a aparecer com cenas boas e há muita gente que está no meio, segunda vaga, que está com cenas muito, muito boas! O resto não me interessa... não oiço. Só tão é a queimar os que querem fazer cenas bem feitas, mas pronto, o tempo é como o vento, vai fumá-los rápido.
6. Que achas do crescimento do Rap Algarvio?
Essa pergunta há 2 anos tinha uma resposta bem diferente... Dizia-te que estava todo equilibrado, ninguém a sair muito para cima da fasquia, nem malta a fazer porcaria. Agora já há tudo, como no resto do país. É a evolução natural, mas mesmo assim acho que no geral o Algarve tá com grande nível, em forma, não foi uma evolução rápida, porque há cá gente desde o inicio dos tempos, e salvo uma ou outra excepção, pouco se tem ouvido falar do Algarve no resto do país, então parece que cresceu de repente... mas não, andava cá tudo a fazer bons sons, concertos, um mini movimento por todo o Algarve.
Antes falava-se em Quarteira, Albufeira, Almancil, eu e o Spell de Portimão... Agora há, e ainda bem hip-hop em todo o Algarve! As mesmas terras e todas as que podem encontrar no mapa! Bom sinal, agora acho que falta um pouco de organização, pessoal que tiver interessado juntar-se para as cenas funcionarem melhor. Aproveitarem as cenas que já tão feitas, portas já abertas para não ter que passar pelos mesmos problemas que já passamos... As novas gerações deviam aproveitar melhor os que já se deram ao trabalho, venham falar connosco que nos ajudamos no que pudermos assim como esperamos ter a ajuda desse pessoal.
7. Para terminar tens algumas palavras que queiras deixar a todos os Djs em inicio de carreira?
Enfiem-se em casa a treinar, a desenvolver técnica mas principalmente oiçam muita música, um dj faz-se de conhecimento musical e técnica, não é do material que tem ou usa, nem dos conhecimentos que tem no meio. Todas as oportunidades vêem por acréscimo. Não tentem ter buzz antes do tempo, as coisas aparecem a seu tempo. Ganhem cultura musical e segurança. E principalmente... apareçam mais Djs e produtor no Algarve! Quero malta com quem trabalhar e dividir palcos e treinar, um dj por cada mc do Algarve! Há bué grupos ou Mcs com valor que não tem dj para tocar, há Djs sem grupos, portanto façam as coisas correctamente e falem, juntem-se colaborem, façam hip-hop, não rap sem estrutura.
Power a todos os que andam por cá a fazer isto andar para a frente! Principalmente o pessoal todo do Algarve!
Ver mais informação
zonahhtuga @ 21 Maio 2009 (Qui) - 01:00