Deep:her

Deep:her

Deep:her

É uma das condições a que a música pode e deve aspirar: à profundidade. De intenções, de pensamentos, de ideias, de emoções. Até de frequências: baixos que exploram as camadas mais baixas da estratosfera de graves, baterias que nos mantém agarrados à terra, samples que nos transportam para o enredo de filmes imaginários, vozes que exploram o sentir e o sentido. É assim com o projecto Deep:her que agora se estreia em álbum.

Gijoe é o homem da arquitectura musical e emmy Curl a dona do arrebatamento nas palavras e nas melodias cantadas. Juntos exploram já há alguns anos os caminhos entrelaçados das máquinas e do mais puro dos instrumentos - talvez o mais profundo... - a voz. E de toda essa experiência acumulada ao longo de muitas noites de estúdio, e de algumas de palco, resulta um álbum íntimo, cuidado e apaixonado. Profundo.

Pedro Pinto gravou, misturou e masterizou esta estreia dilatada de Deep:her nos estúdios algarvios da Kimahera, juntamente com Gijoe e emmy Curl, que acompanharam todos os passos do trabalho. E essa é a primeira marca de distinção deste álbum: um som tão fundo como o nome reivindica, onde a fundação rítmica beneficia de um swing sabedor, próprio de quem educou os ouvidos com todos os clássicos que o hip-hop gerou de ambos os lados do Atlântico. As baterias são interfaces para a alma, o baixo envolve-as num tecido grave de classe pura e os samples são escolhidos com o ouvido de quem tem uma generosa visão da música. A isso, emmy acrescenta depois a sua forma própria de cantar, quente, inteligente e com a dose certa de sensualidade. O resultado é surpreendente.

Gijoe é um artista multifacetado. Produz hip-hop há quase 15 anos e sempre teve Portimão por quartel general. É licenciado em arquitectura, profissão que exerce, e isso dá-lhe um entendimento muito especial dessas outras construções invisíveis que se fazem com sons. Atrás dos pratos tem coleccionado um longo currículo, com participações em múltiplos projectos nacionais de hip hop, além de levar as suas escolhas a embaterem positivamente com os sistemas de som dos melhores clubes do Algarve. É dele o edifício sonoro de Deep:her.

emmy Curl nasceu em 1990 em Trás-os-Montes e foi educada com as artes por perto, aprendendo a encontrar a música na pintura, na fotografia e em várias outras formas de olhar para o mundo. Frequentou o Conservatório em Vila Real, onde mergulhou na guitarra e no canto lírico, adquirindo aí as ferramentas de composição que utiliza desde os 15 anos. É dela a alma de Deep:her.

Rui Miguel Abreu

2012

 

Alinhamento

  1. Intro
  2. Night Birds
  3. Don't Delete
  4. Shout of Love
  5. Strange
  6. Heavenly
  7. Swallow
  8. Game
  9. White Papers
  10. Saturdays
  11. Photoms
  12. Shame
  13. Eternal
  14. Silence
  15. Eu não sou de ninguém (com Vanessa Ferreira)
 

Voz por emmy Curl
Produção por Sickonce (Gijoe)
Scratch por Gijoe Textos: emmy Curl (à excepção da faixa 15 - Florbela Espanca)
Arranjos adicionais por emmy Curl (faixas 7, 9 e 10)
Composição por Marília Miranda e viola por emmy Curl faixa 15
Gravação, mistura e masterização por Pedro Pinto, Gijoe e emmy Curl (nos Estúdios Kimahera)
Foto e artwork por Nash Does Work

 

Artistas envolvidos

Deep:her

Deep:her

Gijoe + emmy Curl

Gijoe / Sickonce

Gijoe / Sickonce

DJ/Produtor

Vídeos de relacionados

Deep:her | Entrevista

Deep:her | Entrevista

Deep:her - Shame

Deep:her - Shame

Notícias relacionadas

Deep:her entre os melhores de 2012

O BandComp elegeu a edição que reúne as máquinas de (...)

Deep:her em Palco

Depois da edição do álbum de estreia, o projecto que (...)

Deep:her - Shame

Vídeo oficial do tema "Shame", do novíssimo álbum (...)

Deep:her já à venda

É uma das condições a que a música pode e deve aspirar: (...)

Deep:her - Shout of Love (live)

Música que irá fazer parte do álbum do grupo Deep:her.